Artes Visuais

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Eleições (Democracia)

- Você acredita nisso? perguntou João Nogueira.
- Em quê?
- Eleições, deputados, senadores.
Retrai-me indeciso, porque não tenho idéias seguras a respeito dessas coisas.
- A gente se acostuma com o que vê. E eu, desde que me entendo, vejo eleitores e urnas. A vezes suprimem os eleitores e as urnas: bastam livros. Mas é bom o cidadão pensar que tem influência no governo, embora não tenha nehuma. Lá na fazenda o trabalhador mais desgraçado está convencido de que, se deixar a peroba, o serviço emperra. Eu cultivo a ilusão. E todos se interessam.
João Nogueira refletiu um instante:
- O que eu aco é que os deputados e os senadores são inúteis e comem demais.



Graciliano Ramos, in SÃO BERNARDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário