"A Filosofia como
uma arte do viver". Uma aula de filosofia, diz Deleuze, deve colocar o
pensamento em movimento. É, entre as disciplinas, senão a única, uma das poucas
onde todo um território de experiências é possível. Tenho experimentado com
meus alunos o que ouvia dizer como impossível na prática: o uso da pedagogia
proposta por Paulo Freire: estabelecer um diálogo entre suas experiências de
mundo e a visão de alguns pensadores da tradição. De fato, qual a pertinência
de conhecer toda UMA história da Filosofia para alunos do ensino médio?
(Aliás, faço o mesmo questionamento até mesmo para filósofos "profissionais". Acredito que o diálogo
com a tradição estimule um pensamento singular, mas este só é possível com a
ousadia de assumir pontos de vista sem se prender a todo um referencial de
rodapé em cada frase que dizer).
Tenho feito - ou ao menos tentado - em minhas
aulas propor modos diferentes de avaliação, de se pensar a educação e mesmo de
se repensar como deve ser uma aula. Pensar forma e conteúdo. Convidar os
estudantes para que recriem constantemente significados para o devir nosso de
cada dia.
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